segunda-feira, 12 de abril de 2010

1 – Como o designer pode utilizar os conhecimentos das capacidades humanas para favorecer a boa interação com produtos e serviços?

Cite 5 bons exemplos e 5 exemplos ruins.

Visual

+ Semáforo - Sinalização que permite controlar o tráfego de veículos e pedestres. Alertando-as quando será preciso esperar ou continuar na via ou na calçada.

- Flash fotográfico - A intensidade da luz incomoda, ofusca a visão e algumas pessoas piscam para evitá-lo. Também causa olho vermelho nas fotos.



Auditivo

+ Ambulância - Em sinal de urgência, emite o som para que seja percebida pelos motoristas e os mesmos possam dar passagem à ambulância.

- Furadeira - O barulho dela é ensurdecedor e incomoda todos que estiverem próximos.


Tátil

+ Vibra call de celular - mesmo em ambiente tumultuado podemos sentir o celular tocando. Surdos dependem dessa característica para sentirem quando recebem uma mensagem.


- iPhone - sem alça ou áreas emborrachadas, é muito fácil escorregar das mãos. Usuários recorrem à capas de silicone.
sem capa com capa de borrachatyre-iphone-case



Olfativo

+ O Cheiro de pão da padaria - As vezes a padaria coloca massa pra assar apenas para o cheiro influenciar positivamente os clientes

- Cigarro - O cheiro fica impregnado nas roupas e cabelo tanto do fumante quanto das pessoas próximas.
[fumante+passivo+2.jpg]


Paladar

+ Pasta de dente Tandy - Por ter vários sabores artificiais, induz as crianças a escovarem os dentes fazendo da obrigação, uma diversão.
- Pasta de dente Sensodine - Gosto horrível. Não precisa ser azedo/amargo/adstringente pra justificar que está limpando.
2 - Como os orgãos dos sentidos podem ser estimulados para iniciar um processo de interação? Dê exemplos reais.

Os orgãos dos sentidos são estimulados como uma forma de alerta para uma situação nova, geralmente inesperada, ou um como feedback de uma ação antes de passar para uma nova etapa de um processo. Por exemplo:
Visão - No computador, um desenho piscando com uma cor que contraste bastante, serve para indicar algo novo que precisa de atenção. (janelas de msn, gtalk, skype, popups...)
Audição - O sinal sonoro do alarme de um carro indica se está sendo ativado, desativado e até se houve algo anormal com o veículo, como um disparo do alarme não percebido.A
Olfato - A cafeteira, exala o cheiro do café, isso faz com que as pessoas percebam que o café está pronto para ser servido.
Tato - Sentir a temperatura da água é uma maneira tátil de avaliar a potência do chuveiro
Paladar - O Cozinheiro experimenta o preparo, avaliando o tempero, antes de levá-lo ao fogo ou à geladeira.


3 - Quais as implicações das capacidades sensoriais para o design de interação?

Saber estimular as diversas capacidades sensoriais permite enriquecer a experiência do usuário. Combinar as diferentes formas de estimular o cérebro (visão, audição, tato, paladar, olfato) melhora a capacidade de associação e posterior recordação da experiência.
E para pessoas com limitações sensoriais torna-se ainda mais importante saber contornar as limitações através do uso adequado dos demais sentidos. Mais que enriquecer, passa-se a proporcionar a própria experiência.
Negligenciar tais implicações é como tentar explicar o Verde para um cego e esperar que o daltônico aprecie.

Daniele, Juliana, Lílian, Luiz

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom trabalho, pessoas!

    Atentem para estes aspectos:

    "Pasta de dente Sensodine - Gosto horrível. Não precisa ser azedo/amargo/adstringente pra justificar que está limpando."

    Quando tiraram a cor do Methiolate e seu ardor as vendas caíram. Pasta de dentes docinha pode ser interpretado como "coisa de criança", enqto sabor "ruim" de remédio, pode ser associado à eficiência.

    ...

    Questao 2
    A tarefa solicitou exemplos de estímulo de sentido para INICIAR interações, o que exclui
    FEEDBACKS. Alguns exemplos não responderam a pergunta.

    ....

    Questão 3
    Além do que disseram, conhecer as capacidades humanas permite ao designer utilizar estrategicamente o estímulo de determinado sentido para tornar a interação mais natural,
    o que dispensaria intruções/manuais.

    Nota

    17 em 20

    ResponderExcluir