segunda-feira, 26 de abril de 2010

Convenção (ou Restrição Cultural)

Grupo: Cláudia, Daniel, Mariano, Robson, Sílvia

Conceito de Convenção:

"As restrições culturais acontecem no âmbito das convenções aprendidas: o uso do vermelho para alertas, de certos tipos de sinais sonoros para perigo e de uma carinha sorridente para representar alegria."

A maioria das restrições culturais são arbitrárias, surgem de fatos abstratos e escolhas sem motivo específico; poderiam muito bem ser diferentes sem alterar sua função. Por este motivo, estas restrições devem ser aprendidas pelo usuário e diferem-se da affordance neste ponto.

Uma vez em que determinado grupo de usuários as aprendam, tornam-se convenções universalmente utilizadas.

Duas convenções de interface digital universalmente aceitas são o uso de janelas para apresentar informações e o uso de ícones para representar operações e documentos.

"Já Lidwell, Holden & Butler (2003) classificam esse tipo de restrição como psicológica e incluem, além das convenções, os símbolos e mapas."

Exemplo Bom: Ícone "X" para fechar
No Google maps, quando o usuário clica em um marcador, o sistema retorna abrindo uma janela informativa com o ícone "X" localizado do lado superior direito (padrão utilizado no sistema Windows da Microsoft).
Como determinado pelo padrão do Windows, O ícone "X" em uma janela indica que você pode fechá-la.
É um elemento mundialmente utlizado, como podemos observar na janela do iGoogle coreano.




Exemplo Ruim: Microsoft Office em português - atalho de teclado CRTL+B
O atalho de teclado para salvar um documento no Office em português é CTRL+B enquanto na grande maioria de aplicativos para Windows, é o CTRL+S.
Em outros aplicativos o próprio CTRL+B geralmente é utilizado para colocar um texto em negrito.
Isto faz com que o usuário tenha que "decorar" dois comandos diferentes para a mesma função, sem contar a possibilidade de erro do usuário que pode acarretar em um não salvamento de um arquivo e consequentemente na perda de informação.



Bibliografia:

Preece, Jennifer; Rogers, Yvonne; Sharp, Helen. Design de Interação – além da interação homem-computador. Artmed: Porto Alegre, 2005. p. 44-46.

Design de Interação. Certificação Digital 0510348/CA. Teses Abertas, PUC Rio. Disponível em: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/
0510348_08_cap_02.pdf. Acesso em abril/2010.

Um comentário: