segunda-feira, 26 de abril de 2010

Conveção ou Restrição Cultural

Grupo: Alex, Guilherme, Rogério, Rodrigo, Régis

As restrições culturais acontecem no no âmbito das convenções aprendidas - como o uso de vermelho para alertas, de certos tipos de sinais de áudio para perigo e de uma carinha sorridente para representar alegria (smiles).

A maioria das restrições culturais são arbitrárias, no sentido de que sua relação com o que está sendo representado é abstrata e que poderia tê-lo sido feito de outra maneira (por ex. o uso de amarelo, em vez de vermelho). Assim sendo, elas devem ser aprendidas.
Uma vez aprendidas e aceitas por um grupo cultural, tornan-se convenções universalmente aceitas.

“... refere-se às formas de delimitar o tipo de interação que pode ocorrer [...] para impedir o usuário de selecionar a opção incorreta e reduzir as chances de erro...” (PREECE, 2005)

Exemplo bom: ícones
Os ícones são um bom exemplos de convenções aprendidas que podem ser usadas em praticamente qualquer cultura e ainda assim são facilmente entendíveis. No exemplo abaixo temos os ícones “fale consoco” , “mapa do site”e “carrinho de compras”, que são bem claros mesmo para os ocidentais.



Exemplo ruim: método de ejeção de dispositivo de armazenamento no Mac
No Mac OS a ejeção do dispositivo de armazenamento é feita arrastando o ícone do dispositivo para lixeira o pode levar a uma leitura incorreta do processo por parte do usuário, que pode entender que os arquivos do dispositivo estão sendo apagados ao invés do dispositivo ser ejetado.




Um comentário: