Questão 1: Como o designer pode utilizar os conhecimentos das capacidades humanas para favorecer a boa interação com produtos e serviços.
Na concepção de seus projetos, o designer pode analisar como construir artefatos e serviços, levando em consideração as limitações, necessidades e capacidades do corpo humano, observando como ocorrem as interações entre o usuário e o artefato, como acontecem e como podem ser explorados os processos sensoriais, cognitivos e motores. O designer pode também utilizar suas observações com protótipos de artefatos para reduzir o desperdício de material ou otimizar o tempo de uma ação, analisar as interações e verificar se o objeto reproduziu de fato as sensações emocionais esperadas estimulando os cinco sentidos para agregar valor a experiência de uso do artefato.
Visão
Exemplo bom
O Kindle revolucionou o mercado como leitor de e-books
Exemplo ruim
Telas de LCD em dispositivos móveis são difíceis de ver sob o sol
Audição
Bom exemplo
Uma chaleira pode avisar quando a água ferveu
Exemplo ruim
A britadeira é útil, mas pode causar sérios danos à audição
Olfato
Exemplo bom
O gás de cozinha não tem cheiro, por isso é adicionado um composto à base de enxofre para alertar possíveis vazamentos
Exemplo ruim
O uso de talco pode ser prejudicial às vias respiratórias
Paladar
Exemplo bom
O chocolate vem ganhando sabores cada vez mais apurados
Exemplo ruim
A maioria dos remédios tem gosto ruim
Tato
Exemplo bom
Este termômetro mede a temperatura através do tato
Exemplo ruim
O escapamento de uma moto pode queimar os distraídos e desavisados
Questão 2: Como os órgãos dos sentidos podem ser estimulados para INICIAR um processo de interação?
Como as respostas aos sentidos são bastante intuitivas, utilizá-las como estímulo inicial a um processo de interação propicia uma resposta esperada, uma vez que é quase automático reagir a algo que afeta os sentidos. Os orgãos dos sentidos devem ser estimulados de acordo com os objetivos pretendidos para cada projeto específico, considerando-se o grupo de usuários envolvidos e o resultado que se deseja atingir. Por isso, ao se criar estímulos sensoriais externos, há grandes chances de iniciar-se o processo de interação, dado o caráter intuitivo dos sentidos.
Esses estímulos podem dar um feedback de quê ou do quê os artefatos ou os serviços estão provocando em um determinado grupo de usuários em seus processos sensoriais, cognitivos e motores.
Visão
A loja da Ray Ban na Internet usa a realidade aumentada para ajudar na escolha de um óculos
Audição
Um sinal sonoro indica quando um caminhão está dando ré
Olfato
O cheiro de pipoca pode atrair vários consumidores
Paladar
Um stand de degustação estimula o paladar
Tato
Um brinquedo com texturas ajuda no desenvolvimento das crianças
Questão 3: Quais as implicações das capacidades sensoriais para o design de interação?
As capacidades sensoriais são intrínsecas ao Design de Interação. A audição, o olfato, o paladar, a visão e o tato são formas diretas de interação do ser humano para explorar o ambiente e perceber o mundo à sua volta. O objetivo do Design de Interação é facilitar estes processos, fornecendo artefatos e recursos que estimulem a cognição e aumentem a produtividade do indivíduo envolvido.
O Design de Interação também pode amplificar ou reparar as capacidades sensoriais de um indivíduo, através de artefatos como óculos, aparelhos auditivos ou megafones.
Utilizando-se das capacidades sensoriais, podemos fornecer oportunidades melhores de interação, pois quando bem estimuladas, facilitam a resposta esperada do usuário.
excelente! laro, conciso e objetivo. os exemplos são quase todos muito bons.
ResponderExcluirBom trabalho.
ResponderExcluirAtentem às correções
1. O problema do talco não é de ordem olfativa
2. Remédio deve ter gosto BOM? Ql seria a implicação disso? Estudem o case da Coca-Cola.
3. Termômetro: há outra forma de medir a temperatura que nao seja pelo TATO???? Este é um bom exemplo de VISUAL, pessoas.
4. ESCAPAMENTO: o problema também é visual - falta de sinalização do perigo.
Algumas respostas da questão 2 estão equivocadas. Foram solicitados exemplos de estímulos para INICIAR uma interação. FEEDBACK já é resposta a algo INICIADO. Um bom exemplo dado por vcs: caminhão dando ré emite sinal sonoro que provoca uma AÇÃO do usuário. Exemplo errado: STAND.
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