segunda-feira, 12 de abril de 2010

Equipe: Adilene, Gláucia, Glênia, Murilo, Wendell

Questões:
1. Como o designer pode utilizar os conhecimentos das capacidades humanas para favorecer
a boa interação com produtos e serviços?
R. Ao considerar as capacidades perceptivas do indivíduo e o processo de construção de conhecimento do mesmo, o designer terá condições de adequar as características de seu produto ou serviço ao público-alvo. Além disso, conforme Oliveira e Rodrigues (2006) e Oliveira (2008) descrevem, as percepções humanas estão diretamente associadas ao seu ambiente. Ao criar um produto ou serviço para compor o ambiente de seu público-alvo, esse será melhor percebido se as características do produto/serviço estiverem adequados às capacidades humanas.

Cite 5 bons exemplos. (em aberto)
Tatil - Considerando o público-alvo.


Auditivo - sirene de uma ambulância


Visão
- Ícone feminino e masculino


Paladar - Pasta dental sabor morando ou uva


Olfativo


Cite 5 exemplos ruins. (em aberto)
Tátil - Dinheiro


Auditivo - turbina de avião


Visão - semáforo em dia ensolarado


Paladar - Buscopan


Olfativo


2. Como os órgãos dos sentido podem ser estimulados para iniciar um processo de interação? Dë exemplos reais.
R Os órgãos dos sentidos podem ser estimulados através de pesquisas experimentais, como teste psicotécnico (visão, audição) e degustação (SANTAELLA, 1998).
Exemplo: Experiência de Hawthorne desenvolvida por Elton Mayo entre 1927 à 1932 em uma fábrica para avaliar a relação existente entre a variação da luminozidade no local de trabalho e a produtividade dos operários (CHIAVENATO, 2003; STONER, 1999)

3.
Quais as implicações das capacidades sensoriais para o design de interação?
R A partir do momento que as capacidades sensoriais são consideradas em um projeto, o mesmo excluirá ou não uma determinada porcentagem de usuários/clientes, isto irá depender do estímulo escolhido como preferencial. Como exemplo pode-se considerar produtos desenvolvidos com foco na percepção visual. Este produto exclui naturalmente os indivíduos com problemas neste sentido (SANTAELLA, 1998).

Referencias Bibliográficas:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7. ed. São Paulo: Campos, 2003.
OLIVEIRA, G. R. O Design e as Influências na Construção de Conhecimento. 2008, 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração - Gestão da Inovação e Competitividade). Fundação Dr. Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo
OLIVEIRA, F. I. S.; RODRIGUES, S. T. Ciencias & Cognição. Affordances: a relação entre agente e ambiente. V. 9, p. 120-130, nov, 2006.
STONER, R. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Makron Books, 1999.
SANTAELLA, L. A Percepção: uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1998.

Um comentário:

  1. Bom trabalho, pessoas!

    Atentem para estes aspectos:

    Quando tiraram a cor do Methiolate e seu ardor as vendas caíram. Pasta de dentes docinha pode ser interpretado como "coisa de criança", enqto sabor "ruim" de remédio, pode ser associado à eficiência. O mesmo pode ser aplicado ao Buscopan? Cuidado com idéias pré-concebidas.

    ...

    Questao 2
    Não posso avaliar a questão sem os textos de justificativa das escolhas. Perfume pode ser bom ou ruim como exemplo de uso do estímulo ao olfato. Há cheiros repelentes e outros atraentes.

    ....

    Questão 3 - Corrigida em sala. Verificar respostas dos outros grupos caso tenham esquecido.

    Questão 4 - Não responderam a questão.

    Conhecer as capacidades humanas permite ao designer utilizar estrategicamente o estímulo de determinado sentido para tornar a interação mais natural, o que dispensa intruções/manuais.

    Nota

    10 em 20

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